Desenvolvimento de 0 a 3 meses

Depois de toda a expectativa pelo nascimento, o bebê nasceu e agora é hora de viver um dos momentos mais gostosos da maternidade, o desenvolvimento. Nesse período, o aprendizado é incrível: ele aprende a mamar, a enxergar melhor e a interagir com o mundo. A vacinação é essencial para a saúde dos pequenos.

Incentive a visão

Nesse início de vida, o bebê não controla a musculatura dos olhos. De todos os sentidos, a visão é a menos desenvolvida, por não ter sido exigida durante a gestação. No recém-nascido, seu alcance é de 20 a 30 centímetros, mais ou menos a distância entre o rosto do bebê e o da mãe na hora da amamentação. A criança não consegue focalizar objetos além dessa medida. As imagens são embaçadas e duplas. Para ajudar nesse avanço, coloque móbiles coloridos sobre o berço. O olhar do bebê é atraído por objetos em movimento e de cores contrastantes, como preto e branco.
(Fonte: Revista Crescer)

Fique atento às vacinas

O desenvolvimento do bebê depende da vacinação correta. É importante seguir as datas certas porque o tecido que produz a imunidade do bebê, o linfoide, possui uma determinada velocidade de crescimento. Não adianta imunizar o bebê antes porque o organismo dele não vai conseguir responder à vacina. Nessa fase, é importante dar continuidade ao calendário de vacinas, orientado pelo pediatra.
(Fonte: Revista Crescer)
Voltar